FinançasOpen FinanceCriptomoedas
Tecban se movimenta na direção da tokenização e se associa à ABcripto
A Tecban, empresa referência em soluções de infraestrutura para o setor financeiro e responsável pela gestão da maior rede independente de autoatendimento do mundo, o Banco24Horas, acaba de se tornar a mais nova associada da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto). O movimento reforça o posicionamento estratégico da companhia no desenvolvimento de soluções ligadas à digitalização dos serviços financeiros, tokenização e Open Finance no Brasil.
Tecban
Menos complexidades. Mais praticidade.
A Tecban se junta à ABcripto, ampliando a conexão entre o sistema financeiro tradicional e os criptoativos.
Esse movimento é crucial para o debate sobre segurança e inovação no ecossistema financeiro brasileiro.
Importante saber:
A Tecban investe em tokenização e Open Finance.
A Avenia também se junta à ABcripto, focando em pagamentos internacionais.
As parcerias visam fortalecer a regulamentação e a inovação na criptoeconomia.
A associação considera que a chegada da Tecban à ABcripto simboliza o fortalecimento da conexão entre o sistema financeiro tradicional e o mercado de criptoativos, ampliando o debate sobre segurança, infraestrutura, inovação regulatória e novos modelos de negócios que impactam diretamente a evolução da economia digital no país.
“A Tecban tem investido e participado de novos modelos de negócios, como a tokenização. E se associar à principal entidade representativa do setor de criptoativos no Brasil é mais um passo estratégico, uma vez que tem o objetivo de acompanhar as discussões legais que são propostas pela associação. Além disso, também iremos participar dos fóruns alinhados a nossa atuação de mercado, com foco em contribuir com o novo ecossistema financeiro crescente no país”, afirma Marcos Pedroso, Gerente de Tendências e Novos Negócios da Tecban.
Para a ABcripto, a chegada da Tecban é estratégica para fortalecer o papel da entidade no desenvolvimento do mercado brasileiro de criptoativos e na construção de pontes sólidas entre o universo digital e as instituições tradicionais.
“A Tecban é uma empresa de referência quando falamos em infraestrutura, conectividade, numerário e Open Finance. Sua atuação já está diretamente ligada às transformações que estão moldando o futuro do sistema financeiro. Tê-la como associada fortalece a ABcripto na missão de consolidar um ambiente mais seguro, transparente e inovador para a criptoeconomia no Brasil”, destaca Bernardo Srur, CEO da ABcripto.
Com mais de 42 anos de atuação, a Tecban oferece um ecossistema completo de soluções físicas e digitais que combinam segurança, conveniência e inovação. A empresa conta, ainda, com uma plataforma pioneira de Open Finance as a Service, além de iniciativas robustas no desenvolvimento da economia tokenizada, consolidando-se como uma das protagonistas na transformação do setor financeiro brasileiro.
Avenia, blockchain para pagamentos internacionais acessíveis e escaláveis
Além da Tecban, a ABcripto comemora também a entrada da Avenia em seu quadro de associadas. A fintech, especializada em infraestrutura financeira programável para a América Latina, se junta à entidade com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas, boas práticas de mercado e marcos regulatórios que promovam a inovação e a segurança no ecossistema cripto.
Fundada em 2023, a Avenia conecta sistemas de pagamento locais como Pix (Brasil), SPEI (México) e CBU (Argentina) — a stablecoins, permitindo transações internacionais com menos fricção e maior eficiência. A empresa já movimentou mais de US$ 1 bilhão em volume, está em processo de licenciamento como Provedor de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) no Brasil e amplia sua atuação nos EUA e na Argentina.
Para Matheus Moura, CEO da Avenia, o ingresso na associação é parte de uma estratégia de engajamento institucional: “Acreditamos que o avanço da infraestrutura financeira cripto na América Latina depende de diálogo institucional e colaboração com atores regulatórios. Ao entrar na ABcripto, queremos contribuir ativamente para a construção de um ecossistema mais seguro, eficiente e interoperável para todos os participantes”, afirma.
Além do engajamento regulatório, a Avenia busca fomentar a adoção de soluções baseadas em blockchain que tornem pagamentos internacionais mais acessíveis e escaláveis. A fintech acredita no potencial do Brasil para liderar a integração entre os sistemas financeiros tradicionais e o universo cripto — e quer ser uma das forças motrizes desse movimento. “A entrada da Avenia fortalece nosso compromisso com a inovação responsável e com a construção de um ambiente regulatório moderno, que estimule a competitividade sem renunciar à segurança. A experiência da empresa em conectar stablecoins a sistemas de pagamento locais será valiosa nesse processo de transformação da criptoeconomia na América Latina”, destaca Bernardo Srur, CEO da ABcripto.