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Pesquisa revela queda na instalação e no uso de apps financeiros no Brasil

Apesar disso, a América Latina liderou o crescimento mundial com um aumento de 59%

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Redação

25 de novembro, 2025
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Pesquisa revela queda na instalação e no uso de apps financeiros no Brasil

Resumo

O Brasil registrou uma queda de 67% nas instalações de aplicativos financeiros entre 2023 e 2025, enquanto a América Latina se destaca com crescimento global.

A pesquisa da Adjust aponta que a região lidera em engajamento e eficiência de custo, com aplicativos de pagamento em alta.

Importante saber:

  • América Latina teve crescimento de 59% nas instalações de apps financeiros.

  • Aplicativos bancários têm a maior taxa de retenção, com 20,6%.

  • Inteligência Artificial é uma tendência crescente nas fintechs.

O relatório "The Finance App Insights Report", publicado pela Adjust, empresa especializada em mensuração e analytics, revelou que o Brasil teve uma redução de 67% no volume de instalação de aplicativos financeiros entre janeiro de 2023 a agosto de 2025. De acordo com o estudo, o país também registrou uma diminuição de 8% no período em que um usuário interage com os apps.

Apesar do resultado brasileiro, a pesquisa mostrou que a América Latina liderou o crescimento mundial de aplicativos financeiros no primeiro semestre de 2025, com um aumento de 59% nas instalações e de 70% nas sessões (período em que um usuário interage com o app) em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Globalmente, foi observado um crescimento significativo de 45% nas instalações e de 24% nas sessões, enquanto na América do Norte os mesmos indicadores diminuíram 12% e 17%, respectivamente.

"O desempenho da América Latina é um sinal claro da maturidade e da aceleração do mercado de fintechs na região. Os usuários não apenas baixam aplicativos, mas os usam intensamente, o que indica uma integração dos serviços financeiros digitais no cotidiano. Vemos uma população que abraçou a transformação digital e agora exige soluções financeiras mais ágeis e acessíveis", analisa Fernando Cabral, diretor de Growth na América Latina da Adjust.

Aplicativos bancários lideram em fidelização de usuários

Embora as taxas de retenção no primeiro dia para aplicativos financeiros em geral tenham diminuído globalmente de 13,8% em 2023 para 12,5% no primeiro semestre de 2025, os aplicativos bancários alcançaram a taxa mais alta, com 20,6%, o que supera todos os outros subsegmentos.

Os apps de pagamento continuaram a dominar o engajamento entre os aplicativos financeiros de 2024 até o primeiro semestre de 2025, representando 58% de todas as sessões. Olhando apenas para os aplicativos de pagamento, suas instalações aumentaram 4% em relação ao ano anterior e suas sessões 26% no primeiro semestre de 2025 com relação ao ano anterior.

As instalações de aplicativos de criptomoedas aumentaram 90% no primeiro semestre de 2025 em relação ao ano anterior, sinalizando uma confiança renovada após a correção do mercado em 2022, enquanto as sessões registraram um crescimento modesto de 2%.

Já os aplicativos de negociação de ações registraram ganhos pequenos, porém constantes, no primeiro semestre de 2025, com instalações e sessões subindo 1% e 8% em relação ao ano anterior, respectivamente. No terceiro trimestre desse ano, o engajamento do usuário aumentou notavelmente, com um crescimento de 34% nas sessões

América Latina como motor do crescimento

O crescimento das instalações e sessões na América Latina é impulsionado por mercados como Brasil e México. Apesar do alto investimento, a região permanece eficiente em termos de custos.

•             Custo por instalação (CPI): a aquisição de usuários tornou-se mais eficiente em termos de custos no primeiro semestre de 2025, com o CPI de aplicativos financeiros caindo de US$ 1,51 para US$ 1,13. Na América Latina, ele se manteve em US$0,83 e no Brasil ainda mais baixo, US$ 0,59.

•             Taxa de cliques (CTR): a CTR de aplicativos financeiros apresentou apenas pequenas variações no primeiro semestre de 2025. No Brasil, esse número aumentou, atingindo 2%. No geral, a CTR aumentou de 1% para 2%, enquanto os aplicativos bancários e de pagamento permaneceram em 1% e os de criptomoedas em 1,2%.

•             Número de instalações por mil impressões (IPM): a eficiência dos anúncios melhorou, aumentando de 2,46 em 2024 para 2,76 no primeiro semestre de 2025. O IPM na América Latina atingiu o maior índice global, com 10,37.

"A América Latina não é apenas um motor de volume, mas de eficiência. O CPI do Brasil, combinado com o maior IPM global na região, pinta um quadro claro: o custo para adquirir novos usuários é baixo e a receptividade do público a campanhas é altíssima. Para qualquer profissional de marketing de app financeiro buscando crescimento em escala e com rentabilidade, a América Latina é, hoje, o mercado mais estratégico do mundo", comenta Fernando.

Tendências que moldam o setor

O relatório da Adjust identifica cinco tendências principais que estão moldando o ecossistema de aplicativos financeiros, além da crescente integração da Inteligência Artificial (IA). A IA está se tornando um componente padrão, sendo usada para detecção de fraudes, pontuação de crédito, personalização e automação de conformidade (como KYC e AML).

As principais tendências de mercado incluem:

1.           Finanças Embarcadas (Embedded Finance): serviços financeiros integrados diretamente em plataformas de e-commerce e estilo de vida. O valor de mercado desse segmento está projetado para atingir $690 bilhões até 2030.

2.           Open Banking (Open Finance): expansão do acesso unificado dos usuários aos seus dados financeiros através de APIs seguras. Espera-se que o mercado global de open banking alcance cerca de $135 bilhões até 2030.

3.           Inclusão e Alfabetização Financeira: aplicativos estão ampliando o acesso a serviços essenciais em mercados mal atendidos, com ferramentas para micro investimento e construção de crédito.

4.           RegTech (Tecnologia Regulatória): a conformidade está se tornando um recurso integrado, automatizando KYC, AML e monitoramento de transações para atender aos padrões globais.

5.           Super Apps: a influência dos super apps asiáticos está moldando o design global de fintechs, com aplicativos ocidentais adotando ecossistemas modulares.

“Os serviços financeiros são construídos com base na confiança, e o mesmo princípio se aplica a como os apps de finanças crescem", explica Tiahn Wetzler, diretora de Conteúdo e Insights da Adjust. "O crescimento sustentável depende de precisão, inovação e compreensão de onde vem o valor real. As equipes mais fortes transformam dados complexos em insights claros e acionáveis, combinando automação inteligente com mensuração confiável para garantir que cada decisão impulsione resultados mensuráveis".

Metodologia utilizada

O relatório abrange diversas verticais de aplicativos financeiros, incluindo bancos, criptomoedas, pagamentos e negociação de ações. Foram analisados dados em regiões globais como América Latina (LATAM), América do Norte, Ásia-Pacífico (APAC), Oriente Médio e Norte da África (MENA).

Os dados foram coletados a partir de uma amostra dos principais 5.000 aplicativos e de um conjunto completo de todos os apps monitorados pela empresa, com informações abrangendo 45 países.