FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

Pagamentos

Supermercados que oferecem serviços financeiros atraem 70% dos consumidores

Pesquisa revela que 53% dos entrevistados já estão participando de algum programa financeiro dos estabelecimentos que frequentam

R

Redação

11 de dezembro, 2025
Compartilhar:
Supermercados que oferecem serviços financeiros atraem 70% dos consumidores

Resumo

A disponibilidade de serviços financeiros está mudando a forma como os consumidores escolhem supermercados. Segundo estudo da Celcoin, 70% priorizam estabelecimentos com suporte financeiro.

O levantamento mostra que 53% dos entrevistados já utilizam programas financeiros, destacando a transformação no varejo alimentar.

Importante saber:

  • 70% dos consumidores preferem supermercados que oferecem serviços financeiros

  • 90% utilizam aplicativos de pagamentos digitais

  • 44,4% aumentaram gastos após aderir a serviços financeiros

A disponibilidade de serviços financeiros está cada vez mais sendo um elemento decisivo na concorrência pela preferência do consumidor no setor supermercadista. De acordo com uma pesquisa feita Celcoin, empresa especializada em infraestrutura de tecnologia financeira, 70% dos clientes tendem a escolher um estabelecimento que ofereça este tipo de suporte.

O estudo intitulado “A transformação dos supermercados em plataformas financeiras”, revelou também que 53% dos entrevistados já estão participando de algum programa financeiro dos estabelecimentos que frequentam. "Estamos observando uma revolução silenciosa no varejo alimentar brasileiro. Os supermercados deixaram de ser apenas locais de compra e estão se tornando hubs financeiros completos", destaca Adriano Meirinho, CMO da Celcoin.

Entre os benefícios financeiros mais acessados pelos consumidores, destacam-se os aplicativos para pagamentos digitais (90%), cartões de crédito próprios (60%), cashback e descontos exclusivos (15% cada). Quando questionados sobre quais benefícios mais os atraem, 60% mencionaram descontos e 30% o limite de crédito oferecido.

A pesquisa também identificou que a faixa de renda influencia nas preferências: consumidores que recebem até três salários mínimos valorizam mais o limite de crédito (43%) do que os descontos (33%). Por outro lado, aqueles com rendimentos superiores priorizam os descontos oferecidos (58%) a maior limite de crédito.

Dois supermercados se destacam na emissão de cartões de crédito próprios: Guanabara (32%) e Carrefour (16%). Do total de entrevistados, 10,5% utilizam cartões de crédito de supermercados e, destes, 58,3% afirmam usar esses cartões também para compras fora dos estabelecimentos emissores.

O estudo mostra ainda que, após aderir aos serviços financeiros de supermercado, 44,4% dos consumidores aumentaram seus gastos e 44,4% aumentaram sua frequência de visitas ao estabelecimento. A pesquisa contou com 190 respondentes brasileiros, com confiabilidade de 90% e margem de erro de 6 pontos percentuais.