A Mastercard revelou sua inovadora solução Agent Pay, que permitirá pagamentos por agentes de IA na América Latina a partir de 2026.
Com parceiros como MagaluPay e Getnet, a tecnologia promete otimizar a experiência de compra e garantir segurança nas transações.
Importante saber:
Agent Pay integra recomendações personalizadas em plataformas conversacionais.
Agentes de IA realizarão transações com credenciais digitais seguras.
O framework de aceitação garantirá transações confiáveis para comerciantes de todos os tamanhos.
Durante o evento Innovation Forum, a Mastercard anunciou que a partir de 2026 toda a América Latina e o Caribe terão à disposição a solução Agent Pay, que permite pagamentos realizados por agentes de IA. A empresa revelou que alguns parceiros como MagaluPay, Getnet, Inti, Bemobi, Checkout.com, Davivienda, Evertec e Yuno estarão entre os primeiros a oferecer transações agentivas por meio da nova tecnologia.
De acordo com a companhia, o Mastercard Agent Pay integra experiências de pagamento às recomendações e insights personalizados fornecidos em plataformas conversacionais, permitindo que agentes digitais realizem transações, gerenciem e otimizem experiências de compra em nome dos usuários.
“Os pagamentos agentivos marcam um novo capítulo na evolução do comércio, em que a IA capacita pessoas e empresas a fazerem mais, com maior simplicidade e confiança”, disse Guida Sousa, Vice-Presidente Sênior da Mastercard em Produtos & Inovação para a América Latina e o Caribe. “Ao unirmos forças com um ecossistema robusto de parceiros, estamos acelerando a transformação digital da região e garantindo que esses benefícios alcancem os consumidores em larga escala.”
No centro dessa inovação, estão os Agentic Tokens, credenciais digitais dinâmicas que permitem que agentes de IA transacionem com segurança e transparência em nome do consumidor, apoiados por verificação avançada, rastreabilidade, prevenção de fraude e suporte a disputas. Com quase 100% dos emissores na América Latina já habilitados com a tecnologia de tokenização da Mastercard, a empresa considera que a região está pronta para uma rápida adoção do Agent Pay.
A proposta é de que cada vez que um agente atue em nome do portador do cartão, ele o faça com as permissões e limites definidos pelo próprio consumidor, mantendo-o sempre no controle total. Para isso as compras são totalmente autenticadas usando credenciais tokenizadas e payment passkeys, ao mesmo tempo em que fornecem a comerciantes e emissores a visibilidade necessária para reconhecer e aceitar transações seguras realizadas por agentes de IA.
Ajudando comerciantes a habilitar
O Agent Pay Acceptance Framework da Mastercard, lançado em outubro de 2025, também será utilizado na região para garantir transações agentivas seguras. O framework exige registro e verificação dos agentes antes que qualquer transação possa ocorrer na rede Mastercard e permite que comerciantes de todos os tamanhos se beneficiem das experiências de agentic commerce, ajudando a reconhecer agentes de IA confiáveis e a aceitar transações seguras e tokenizadas com mínimo esforço.
"A Getnet está entusiasmada em colaborar com a Mastercard no lançamento do Agent Pay, levando pagamentos seguros com IA para comerciantes e clientes na América Latina e globalmente. Nosso compromisso é ajudar os clientes a adotar o comércio agente - onde agentes de IA confiáveis fazem compras em nome dos usuários — garantindo que todos estejam prontos e confiantes para o futuro dos pagamentos", disse Juan Franco, CEO da Getnet, parte do Santander Group.
“O agentic commerce está transformando o varejo – e a Magalu tem orgulho de liderar essa mudança. A parceria com a Mastercard no Agent Pay nos permite combinar nossa abordagem centrada no cliente com uma tecnologia de ponta que oferece confiança, transparência e conveniência em escala, inaugurando uma nova era de comércio mais inteligente e personalizado”, Jorg Friedemann, CEO da MagaluPay.