Apesar do avanço do Pix, o cartão de crédito será o protagonista da edição deste ano da Black Friday. De acordo com a pesquisa "Fiserv Insights Black Friday 2025", realizada pela Fiserv em parceria com a Opinion Box, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, ele aparece como meio de pagamento preferido.
O estudo revela que, no ambiente online, 87% dos consumidores entrevistados afirmam que devem utilizar este instrumento, sendo a primeira escolha para 67%. Já nas compras presenciais, 76% devem recorrer ao cartão, com 52% apontando-o como principal opção. O Pix surge como alternativa em segundo lugar, com 75% de uso no comércio eletrônico (preferido por 18%) e 72% nas lojas físicas (preferido por 26%).
De uma forma geral, o trabalho aponta que 78% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras, e mais da metade (52%) declara estar ansiosa pelas ofertas.
Os autores da pesquisa afirmam que quatro fatores explicam a liderança do cartão de crédito: os benefícios exclusivos e os programas de pontos aparecem como principais atrativos (30%), seguidos pelo parcelamento sem juros para compras de maior valor (25%). Já fatores como segurança do meio de pagamento e confiança na loja, que em outros momentos têm maior peso, aparecem respectivamente com apenas 12% e 11% das respostas, evidenciando que o consumidor está focado em aproveitar as oportunidades da data.
Esse comportamento também se reflete na forma como os brasileiros buscam ofertas. A Black Friday é fortemente associada a compras em ambientes digitais: 56% citam sites e 49% aplicativos das lojas, enquanto apenas 32% pretendem aproveitar a data também em pontos físicos. Para 96% dos entrevistados, os melhores descontos estão online. Além disso, 12% acompanham ofertas por redes sociais (como TikTok Shop ou Instagram Shopping).

