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Parcelamento e benefícios garantem preferência pelo cartão de crédito na Black Friday

Estudo revela que, no ambiente online, 87% dos consumidores devem utilizar este instrumento

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Redação

27 de novembro, 2025
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Parcelamento e benefícios garantem preferência pelo cartão de crédito na Black Friday

Resumo

De acordo com a pesquisa 'Fiserv Insights Black Friday 2025', o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido pelos consumidores. Com 87% de intenção de uso no e-commerce, ele supera o Pix em diversas categorias de compras.

Os consumidores demonstram um planejamento financeiro claro, com muitos focando nos maiores benefícios do uso do cartão.

Importante saber:

  • 78% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

  • Obtenção de pontos e parcelamento são atrativos principais

  • 65% se planejam para não extrapolar o orçamento

Apesar do avanço do Pix, o cartão de crédito será o protagonista da edição deste ano da Black Friday. De acordo com a pesquisa "Fiserv Insights Black Friday 2025", realizada pela Fiserv em parceria com a Opinion Box, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, ele aparece como meio de pagamento preferido.

O estudo revela que, no ambiente online, 87% dos consumidores entrevistados afirmam que devem utilizar este instrumento, sendo a primeira escolha para 67%. Já nas compras presenciais, 76% devem recorrer ao cartão, com 52% apontando-o como principal opção. O Pix surge como alternativa em segundo lugar, com 75% de uso no comércio eletrônico (preferido por 18%) e 72% nas lojas físicas (preferido por 26%).

 De uma forma geral, o trabalho aponta que 78% dos brasileiros pretendem aproveitar a data para fazer compras, e mais da metade (52%) declara estar ansiosa pelas ofertas.

Os autores da pesquisa afirmam que quatro fatores explicam a liderança do cartão de crédito: os benefícios exclusivos e os programas de pontos aparecem como principais atrativos (30%), seguidos pelo parcelamento sem juros para compras de maior valor (25%). Já fatores como segurança do meio de pagamento e confiança na loja, que em outros momentos têm maior peso, aparecem respectivamente com apenas 12% e 11% das respostas, evidenciando que o consumidor está focado em aproveitar as oportunidades da data.

Esse comportamento também se reflete na forma como os brasileiros buscam ofertas. A Black Friday é fortemente associada a compras em ambientes digitais: 56% citam sites e 49% aplicativos das lojas, enquanto apenas 32% pretendem aproveitar a data também em pontos físicos. Para 96% dos entrevistados, os melhores descontos estão online. Além disso, 12% acompanham ofertas por redes sociais (como TikTok Shop ou Instagram Shopping).

Entre os itens mais desejados estão eletrodomésticos e eletroportáteis (46%), eletrônicos e informática (43%), moda e acessórios (35%), turismo (34%) e beleza e cosméticos (32%)

Por fim, a pesquisa mostra que apenas 27% dos consumidores já tiveram experiências negativas em edições anteriores da Black Friday. As principais queixas incluem descontos enganosos (38%), atrasos na entrega (27%), frete caro ou demorado (24%) e golpes em sites falsos (23%).

Planejamento financeiro

A pesquisa mostra que 65% dos consumidores afirmam se planejar para a Black Friday, enquanto 16% admitem compras por impulso. Os principais fatores que levam à compra não planejada são os descontos agressivos (61%), o frete grátis (31%) e o tempo limitado das ofertas (24%).

O entusiasmo pela data vem acompanhado do desejo de controle: 33% não querem ultrapassar os gastos de 2024, mas 29% já assumem que devem gastar mais este ano. A faixa entre R$ 701 e R$ 2.000 concentra a maior parte das intenções (31%), reforçando o foco em compras planejadas e de maior valor agregado. Outros 13% declararam que pretendem gastar entre R$ 301 e R$ 500.