FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

RegTechCrédito

Omni usa "Advogada Virtual" na busca de garantias para recuperação de crédito

Nova tecnologia promete otimizar processos e aumentar produtividade na área jurídica

R

Redação

14 de janeiro, 2026
Compartilhar:
Omni usa "Advogada Virtual" na busca de garantias para recuperação de crédito

Resumo

A Omni inova com sua 'Advogada Virtual', uma IA que promete transformar a recuperação de garantias financeiras.

Com a solução, a empresa já economizou 1.000 horas de trabalho e recupera crédito de forma 2,6 vezes mais eficiente que a média do mercado.

Importante saber:

  • Automação completa de 13 fluxos processuais.

  • Capacidade de processar 66.000 intimações por mês.

  • LGD 25% abaixo da média do mercado.

A Omni, empresa especializada em financiamento de veículos e recuperação de garantias, acaba de apresentar sua "Advogada Virtual", a AlessIA, uma solução proprietária que utiliza Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e RPA (Robotic Process Automation). A ferramenta é considerada uma resposta estratégica da empresa para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. A nova plataforma tem como objetivo automatizar a complexa e custosa esteira judicial de busca e apreensão de garantias, transformando a produtividade da área jurídica da companhia, que hoje acumula 58 mil processos desta natureza.

Desde a implementação desta tecnologia, em 2024, a Omni informa que já contabilizou uma economia de 1.000 horas de trabalho manual – tempo que foi redirecionado para atividades de maior valor agregado. A Superintendente Jurídico da Omni, Alessandra Caribé, acrescenta que a capacidade de análise e tratamento documental em escala garante a agilidade necessária para a recuperação de crédito, com 66.000 intimações processadas por IA por mês.

“A alta assertividade da solução se traduz na automatização completa de 13 fluxos processuais, incluindo o recolhimento automático de 122 mil guias judiciais por ano, minimizando erros, acelerando o ciclo de recuperação e liberando o advogado para uma atuação mais técnica e estratégica”, explica a executiva.

De acordo com Caribé, a empresa recupera 2,6 vezes mais do que a média do mercado, comprovando a eficácia do seu modelo de gestão de risco e operação judicial automatizada. “Essa performance resulta em um LGD (Loss Given Default – Perda Dada a Inadimplência) que está 25% abaixo da média do mercado, um indicador fundamental da saúde da carteira e da capacidade da empresa de mitigar riscos de crédito. Ainda que o novo Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/23) abra caminhos para a retomada extrajudicial, a Omni se antecipa, utilizando a tecnologia para desonerar e otimizar a via judicial tradicional”, complementa.