FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

Open FinanceBanking

Monitorar experiências de clientes em plataformas concorrentes já é uma realidade

Nova solução faz um “espelho de performance” no qual cada instituição financeira pode ver onde está ganhando ou perdendo transações

R

Redação

1 de dezembro, 2025
Compartilhar:
Monitorar experiências de clientes em plataformas concorrentes já é uma realidade

Resumo

A Vector360, parte da Chicago Advisory Partners, acaba de lançar uma plataforma inovadora para instituições financeiras.

Com ela, é possível comparar a performance de serviços e identificar oportunidades de melhoria em tempo real.

Importante saber:

  • Monitora a jornada digital dos usuários com precisão

  • Oferece insights sobre concorrência e inovação

  • Facilita a execução de estratégias de negócios eficientes

A Vector360, nova empresa da Chicago Advisory Partners, integrante do ecossistema Ekantika acaba de anunciar o lançamento de uma plataforma que promete permitir às instituições financeiras comparar a fluidez de seus próprios serviços com a de seus concorrentes, além de entender onde está perdendo transações e identificar oportunidades de melhoria e inovação. A companhia argumenta que estes insights são fundamentais para um ambiente de negócios no qual cada brasileiro com internet possui em média 3,62 contas em instituições financeiras diferentes ao mesmo tempo e a busca pela principalidade exige cada vez mais esforços.

Segundo a organização, a solução faz o monitoramento da jornada digital dos usuários — uma espécie de “espelho de performance” que mostra, com precisão, onde cada instituição está ganhando (ou perdendo) transações.

“A jornada digital virou o novo campo de batalha. O cliente não compara apenas taxas ou produtos, mas o tempo de clique, a fluidez, a estética e a facilidade de uso”, explica Juan Ignacio Giulianelli, sócio e CEO da Vector360, e que conta com sólida trajetória nas áreas comercial, financeira e operacional em grandes empresas e startups na América Latina.

A proposta da Vector360 é permitir que instituições financeiras tenham acesso a informações qualificadas, estruturadas e sempre atualizadas sobre os clientes. “A plataforma faz esse trabalho de forma rápida, recorrente e profunda, liberando as equipes para se concentrarem no que realmente importa: desenhar e executar as melhores estratégias de negócio”, descreve.

Giulianelli destaca ainda o caráter inovador da iniciativa. “A Vector360 traz um nível de transparência e inteligência competitiva que até então não existia no mercado brasileiro. Ela nivela o acesso à informação e cria um terreno mais equilibrado para a concorrência — o que, no fim, beneficia todo o ecossistema financeiro e, principalmente, o consumidor”, completa.

Benchmark em tempo real

A Vector360 mapeia mais de 150 instituições e monitora cada etapa da experiência do usuário — desde o número de cliques até a presença de erros ou campos obrigatórios. A Vector360 também tem funcionalidades de monitoramento da produção, ajudando instituições a verem, de forma muito ágil, como suas aplicações se comportam em tempo real.

Um dos diferenciais da plataforma está no Radar de Funcionalidades, que identifica inovações recentes do mercado — como o Pix por WhatsApp ou comandos de voz — e compara a presença (ou ausência) desses recursos nas plataformas avaliadas.

André Olinto, sócio-fundador da Chicago Advisory Partners e da Vector360, destaca a receptividade imediata dos clientes: “Estamos muito animados com esse lançamento. A Vector360 atende a uma demanda latente do mercado, o que já se refletiu na excelente receptividade inicial por parte de nossos clientes”.

Para Boris Leite, sócio-fundador da Ekantika, a Vector360 resolve um desafio antigo das instituições financeiras. “Hoje, esse monitoramento costuma ser feito de maneira pontual e limitada — normalmente focado em um produto específico ou em um concorrente direto. Isso exige muito esforço das áreas internas, de marketing e produto, e raramente alcança a abrangência e a profundidade necessárias para entender, de fato, como o cliente está sendo atendido no mercado”, conclui.