FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

Investimentos

Fintechs são maioria entre semifinalistas de prêmio a mulheres fundadoras de startups

Premiação coloca Brasil e outros países em evidência no cenário global de inovação feminina

R

Redação

21 de janeiro, 2026
Compartilhar:
Fintechs são maioria entre semifinalistas de prêmio a mulheres fundadoras de startups

Resumo

O Aurora Tech Award, premiação global, destaca 30 semifinalistas em 2026, com forte representação da América Latina.

Fintechs têm se destacado, refletindo a crescente inovação liderada por mulheres na região.

Importante saber:

  • 46,7% das semifinalistas são da América Latina.

  • Startups semifinalistas recebem suporte de até US$ 50 mil.

  • Mais da metade está em fase seed, indicando crescimento.

O Aurora Tech Award, premiação global que apoia mulheres fundadoras de startups de tecnologia em mercados emergentes, anunciou as 30 semifinalistas da edição 2026. A América Latina responde por quase metade delas (46,7%) com as fintechs na liderança entre os modelos de negócios. Elas são seguidas por HealthTechs & MedTechs, Inteligência Artificial / Machine Learning e EdTechs. Também aparecem soluções em energia e sustentabilidade, software corporativo e tecnologia para construção, áreas diretamente conectadas a desafios estruturais da região.

Com um recorde histórico de 3400 inscrições vindas de 127 países, o prêmio, criado pela inDrive em 2021, consagra a América Latina como a região com maior representatividade no ranking, com forte participação do Brasil ao lado da Colômbia, México, Chile e Panamá, reforçando o peso da região no cenário global de inovação liderada por mulheres.

Mais da metade das startups da região já está em fase seed, enquanto o restante se encontra em pré-seed (um indicativo de negócios que começam a ganhar tração e estrutura para escalar).

O processo de seleção do Aurora Tech Award foi estruturado para enfrentar um dos principais gargalos para mulheres fundadoras: o acesso a capital. As startups passam por uma avaliação em múltiplas etapas, conduzida por uma rede de mais de 40 fundos de venture capital, com atuação direta na América Latina, África, Oriente Médio e Sul da Ásia. Cada empresa é analisada por investidores com experiência no setor, estágio e região, o que garante uma avaliação mais conectada à realidade de mercado. A definição do Top 30 considera avaliações independentes, interesse real dos investidores e desempenho no ranking inicial do Top 100 do Aurora.

“Ao envolver investidores desde o início do processo, conseguimos criar conexões antes mesmo de as rodadas de captação começarem”, afirma Isabella Ghassemi-Smith, Head do Aurora Tech Award. “O Top 30 reflete fundadoras que já despertam a atenção do mercado.”

As startups semifinalistas do Aurora Tech Award têm acesso a capital não dilutivo de até US$ 50 mil, além de suporte estratégico voltado à preparação para captação, conexões com investidores e inteligência de mercado. O programa busca acelerar o desenvolvimento dos negócios sem substituir, mas potencializar, a visibilidade internacional. As finalistas serão anunciadas em fevereiro de 2026, e as vencedoras participarão de uma cerimônia global ao longo do ano.