FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

Pagamentos

Elo conclui testes para pagamentos realizados pela leitura da palma da mão

Solução promete maior segurança e agilidade em transações presenciais no Brasil

R

Redação

11 de novembro, 2025
Compartilhar:
Elo conclui testes para pagamentos realizados pela leitura da palma da mão

Resumo

A Elo, em parceria com a Tecban, concluiu a prova de conceito para um sistema de pagamento que utiliza a biometria da palma da mão. Esta inovação elimina a necessidade de cartões físicos ou dispositivos móveis.

Após testes bem-sucedidos, a empresa planeja expandir essa tecnologia focando em segurança e conveniência para os usuários.

Importante saber:

  • A solução permite pagamentos rápidos e seguros.

  • Captura biométrica e consentimento do usuário são essenciais.

  • Colaboração com a 4CashPay traz flexibilidade ao modelo.

A Elo, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, comunicou a conclusão de uma prova de conceito (POC) para uma solução de pagamento presencial baseada em biometria, desenvolvida em conjunto com a Tecban. A tecnologia permite que transações sejam realizadas por meio da leitura da palma da mão, dispensando o uso de cartões físicos ou dispositivos móveis no momento do pagamento.

A solução também contou com a colaboração da 4CashPay, que contribuiu com sua expertise em integração de pagamentos com a camada de autenticação alternativa, ampliando a flexibilidade do modelo.

O piloto, realizado entre abril e maio deste ano com colaboradores da Elo, teve como objetivo testar a experiência do usuário e os níveis de segurança da solução. Os resultados demonstraram boa aceitação e eficiência, com transações mais rápidas e seguras.

A iniciativa nasceu do Elo Hack, programa interno de inovação realizado em 2024. A ideia vencedora evoluiu rapidamente até os testes com usuários reais, com foco em agilidade, segurança e proteção de dados.

“Quando o pagamento acontece com um gesto tão humano quanto estender a mão, sabemos que estamos no caminho certo. A biometria palmar traduz confiança em uma experiência intuitiva, segura e sem barreiras”, afirma Eduardo Merighi, CTO da Elo.

“A Tecban acredita que a presencialidade é um diferencial para levar soluções inovadoras a todo o Brasil. Com nossa expertise de mais de 40 anos no setor financeiro, apoiamos parceiros na expansão de tecnologias que simplificam e trazem mais segurança ao dia a dia da população”, pontua Karine Barros, diretora comercial e de produtos da Tecban.

Com a fase piloto concluída, a Elo estuda a expansão da tecnologia em parceria com emissores e varejistas, mirando a adoção da biometria como forma de autenticação segura e eficiente em pagamentos presenciais.

Como Funciona

A jornada do usuário começa com o cadastramento biométrico, realizado em dispositivos da Tecban, empresa proprietária da maior rede independente de caixas eletrônicos da América do Sul. Para este piloto, a Tecban preparou os dispositivos para que a captura biométrica possa ocorrer durante qualquer operação — como saque, consulta de saldo ou outro serviço.

No início da jornada, além da captura biométrica, ocorre o armazenamento do consentimento do cliente, que é informado sobre como seus dados serão utilizados e as possibilidades de uso futuro da biometria. Esse consentimento é obrigatório e pode ser revogado a qualquer momento, garantindo total controle ao usuário.

 

Para efetivar o cadastro, o cliente deve seguir a jornada indicada no dispositivo, desenhada de forma simples e intuitiva. Após o cadastro, será necessário realizar a validação com a instituição financeira para garantir o uso adequado da biometria. Isso evita o cadastramento indevido por terceiros, como em casos de subtração do cartão ou desconhecimento das validações existentes da instituição.

Com o cadastro concluído, o usuário poderá realizar compras em estabelecimentos preparados para este projeto, utilizando um dispositivo compacto multibiométrico da Tecban. No ponto de venda, basta escolher a opção de pagamento utilizando biometria.

O fluxo segue o padrão tradicional de validação, capturando dois dos três pilares principais de uma autenticação segura: conhecimento, posse e inerência. Neste modelo, os pilares capturados são:

•             Conhecimento/identificação: dado do cliente.

•             Inerência: biometria da palma da mão.

Com a identificação validada e o pagamento processado com os dados previamente vinculados, o valor da transação é debitado diretamente da conta corrente ou do limite do cartão de crédito, conforme a modalidade escolhida.