FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

CréditoFinanças

Celcoin compra especialista em decisão Vulkan Labs e amplia área de crédito

Empresa passa a contar com plataforma que orquestra múltiplas fontes de dados e automatiza escolhas em tempo real

R

Redação

18 de novembro, 2025
Compartilhar:
Celcoin compra especialista em decisão Vulkan Labs e amplia área de crédito

Resumo

A Celcoin acaba de adquirir a Vulkan Labs, uma startup especializada em motor de decisão de risco por IA. Este movimento promete fortalecer ainda mais a vertical de crédito da empresa.

Com a integração, a Celcoin espera superar 100% de crescimento neste ano, oferecendo soluções personalizadas e ágeis para seus parceiros.

Importante saber:

  • A aquisição reforça a posição da Celcoin como referência em infratech no Brasil.

  • A tecnologia da Vulkan permite decisões automatizadas e seguras em tempo real.

  • Mais de 250 parceiros já se beneficiam da divisão de Crédito da Celcoin.

A Celcoin, infratech financeira que fornece tecnologia e infraestrutura de pagamentos, banking e crédito para empresas de todos os setores, anunciou a aquisição da Vulkan Labs, startup especializada em motor de decisão de risco orientado por IA. O movimento fortalece a vertical de crédito da companhia, que espera crescer mais de 100% ainda este ano.

“Já contávamos com uma das esteiras de crédito mais completas do mercado. A aquisição da Vulkan nos permite antecipar tendências em um setor em transformação, cada vez mais marcado pela busca por eficiência, personalização e escala. Combinamos uma tecnologia validada e um time altamente qualificado para ampliar nossa capacidade de entrega”, afirma Marcelo França, CEO da Celcoin.

Com a incorporação, a Celcoin passa a contar com motor de decisão proprietário da Vulkan, uma plataforma no-code que orquestra múltiplas fontes de dados e automatiza a tomada de decisão em tempo real. A solução permite que clientes configurem fluxos de decisão personalizados, monitorem carteiras e acessem uma ferramenta de analytics com dashboards robustos.

A Celcoin também incorpora ao time, os fundadores da Vulkan Labs: Bruno Sztutman, economista formado pela USP, ex-cientista de dados no C6 Bank; e Antonio Pedro Vieira, engenheiro pela UNICAMP, com experiência como engenheiro de machine learning no Nubank e no C6 Bank. Ambos seguirão na liderança da operação dentro da companhia.

“Fundamos a Vulkan para trazer mais flexibilidade e inteligência para a automação de decisões”, disse Antonio, co-fundador da Vulkan. “Com a Celcoin, nos juntamos a uma infraestrutura que já conecta centenas de empresas e aceleramos a nossa missão. Clientes de todo o país poderão criar jornadas de decisão mais ágeis, seguras e personalizadas. Estamos muito animados com o que está por vir”, acrescenta Bruno.

A solução da Vulkan traz ainda um marketplace de dados integrados a dezenas de bureaus e fontes externas, como Open Finance, SCR, Serasa, entre outros. A ferramenta, nativa em inteligência artificial, pode ser aplicada em diversos casos de uso, como análise de risco, onboarding, prevenção a fraudes, compliance e outros cenários que demandam decisões automatizadas, de alta acurácia e escala.

A aquisição marca a sexta operação de M&A da Celcoin e amplia a abrangência da companhia, que se consolida como uma infratech referência no Brasil. “A Celcoin possibilita que instituições financeiras e empresas operem todas as modalidades em um único ambiente, com flexibilidade, padronização e eficiência operacional. Com a integração da Vulkan também aceleraremos o roadmap de inovação, expandindo o uso do motor de decisão para além do crédito”, afirma Sergio Meirelles, Diretor Executivo de Estratégia e M&A da Celcoin.

Com esse passo, a infratech financeira reafirma sua estratégia de longo prazo de oferecer uma infraestrutura sólida, regulada, modular e escalável para originadores, gestores, empresas não financeiras e fintechs. Atualmente, a divisão de Crédito da Celcoin já atende mais de 250 parceiros, incluindo Casas Bahia, Americanas e Pernambucanas no universo do varejo; Super Sim, Robbin e Jeitto entre as fintechs; Cielo e Neon no setor financeiro; além de múltiplas gestoras e empresas de diferentes segmentos.