FintechLab
FintechLab

Comece a digitar para buscar

Criptomoedas

Bora projeta 900 milhões de transações este ano com engajamento tokenizado

Cada ação gera pontos que podem ser usados para trocar por produtos, experiências, converter em Pix ou até serem transferidos para outras carteiras

R

Redação

5 de janeiro, 2026
Compartilhar:
Bora projeta 900 milhões de transações este ano com engajamento tokenizado

Resumo

A Core Mídia Tech e a WiBX apresentam o Bora, uma plataforma que transforma interações em recompensas tokenizadas.

Com foco na experiência do consumidor, o Bora promete melhorar o engajamento das marcas de forma escalável e segura.

Importante saber:

  • Transforma interações em mídia ativa e recompensas.

  • Permite troca de pontos por Pix e ativos tokenizados.

  • Desenvolvido com segurança avançada pelo ITA.

A Core Mídia Tech, empresa do Grupo ARKA Holding, especializada no marketing de recompensas e engajamento, e a WiBX empresa que cria soluções de Web3 com o uso de blockchain, anunciaram a criação do Bora, uma plataforma com tecnologia blockchain de fidelização que estimula mídia e engajamento de marcas.

De acordo com as fundadoras, o empreendimento funciona como um ecossistema “tokenizado” onde cada interação entre consumidor e marca vira mídia ativa. Desta forma, as empresas podem criar seus próprios aplicativos, manter sua identidade visual e operar campanhas de engajamento que remuneram o usuário por ações como assistir conteúdos, compartilhar anúncios ou comprar. Cada ação gera pontos automaticamente tokenizados, que podem ser usados para trocar por produtos, experiências, cursos, alimentação, transporte, ingressos, converter em Pix ou até serem transferidos para outras carteiras compatíveis, tudo dentro de regras de segurança, KYC e limites.

A tese de negócios se baseia na percepção de que a disputa pela atenção do consumidor nunca foi tão acirrada e a experiência e interação entre marcas e usuários tornou-se um diferencial competitivo no mercado. Segundo a Gartner, 89% das empresas já competem com foco na experiência que entregam, e não apenas no preço e produto.

“Hoje, a grande dor das marcas não é só fidelizar: é conseguir engajar de verdade em um cenário em que a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada”, diz Vilton Brito, CEO da Core Mídia Tech. “O Bora nasce justamente para resolver isso. Ele transforma cada interação em mídia ativa e tudo vira engajamento mensurável e recompensado. As marcas precisam dessa ponte direta com o consumidor, e perceberam que modelos tradicionais já não davam conta. O Bora entrega uma experiência simples, transparente e imediata, onde o usuário participa porque ganha valor e a marca participa porque tem uma ferramenta capaz de gerar atenção e recorrência de forma escalável”, completa.

A plataforma também traz funcionalidades como troca de pontos diretamente por Pix; tokenização de ativos (de milhas a pontos de outros programas); distribuição instantânea de recompensas entre diversos canais e marcas; estrutura plug and play e oferta em modelo white label, permitindo que qualquer programa de fidelidade existente incorpore a tecnologia.

Pedro Alexandre, CEO da WiBX, afirma que o desenvolvimento tecnológico do Bora contou com parceria do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), garantindo segurança transacional de nível avançado. “Não há nenhum player internacional que faça o serviço dessa plataforma, tanto em termo de tecnologia quanto em distribuição e em segurança transacional, nosso objetivo é levar a tecnologia para o Brasil real, sem barreiras de conhecimento. Somos um airdrop do mundo real”, reforça

Para Vilton, o diferencial está na experiência simples e intuitiva: “Estamos diante da usabilidade real da cripto, mesmo que o usuário não entenda dessa tecnologia, ele usa o token e ganha benefícios instantaneamente”.

Segundo ele, com expectativa de superar 900 milhões de transações no primeiro ano, o Bora nasce como a plataforma que consolida a blockchain no dia a dia dos brasileiros e explora uma nova categoria no mercado: mídia de engajamento baseada em ativos digitais.