A pesquisa “Percepção de Segurança em Grandes Eventos”, realizada pelo Mercado Pago, revelou que apesar de 82% das pessoas não se sentirem seguras ao levar o celular para grandes eventos, 68% dos brasileiros não deixam de usar aplicativos financeiros fora de casa, mesmo com receio de golpes ou furtos. Segundo a empresa, os números confirmam que os pagamentos digitais já fazem parte da rotina fora de casa, mas ainda são acompanhados de forte sensação de risco.
O trabalho foi realizado com 12 mil usuários em todo o Brasil entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2026 como parte do lançamento do Modo Blindado, solução que utiliza inteligência de geolocalização para reconhecer “Lugares de Confiança” (como a residência do usuário) e ativar, de forma automática, camadas extras de proteção assim que o cliente sai de casa. O recurso oculta saldos de conta, investimentos, criptoativos e dados de Open Finance, além de restringir limites de Pix e impor uma carência de 8 horas para alterações críticas, impedindo transferências sob coação em ambientes de alta exposição.
O Marcado Pago avalia que os dados reforçam a percepção de que a maior digitalização vem acompanhada de cautela: 93% dizem adotar algum tipo de cuidado ao realizar pagamentos na rua. Entre as principais práticas estão evitar transferências em grandes eventos (26%) e conferir valores mais de uma vez antes de confirmar a operação (20%).
No entanto, a proteção financeira ainda é majoritariamente improvisada, cerca de 75% dos entrevistados utilizam contas financeiras “alternativas” ao circular em eventos de grande aglomeração e, dentro desse grupo, 25% mantêm mais de um aplicativo financeiro como estratégia de segurança. Já o chamado “celular do ladrão” é usado por 5% como um aparelho alternativo.

